3 dicas para te ajudar a juntar dinheiro

Seja para viajar, realizar o sonho da casa própria ou até comprar um carro novo, economizar se tornou um dos objetivos dos brasileiros. Porém, muitas vezes essa é uma tarefa difícil, por isso, nós do Procon Vitória, pensando em te ajudar, selecionamos três dicas para que você consiga juntar dinheiro, independente da sua renda. Confira:

1 Tenha uma meta

Juntar dinheiro fica mais fácil quando você tem uma meta, pois definir um objetivo para o dinheiro que está sendo guardado, te ajuda a manter a disciplina.

Existem três tipos de metas, uma pensada a curto prazo, ou seja, que será realizada em até dois anos. Uma de médio prazo, que possui limite máximo de até cinco anos e por fim, uma feita para metas de longo prazo, que terá mais de cinco anos para ser cumprida.

Herica Correa Souza, gerente do Procon Vitória, diz que é preciso refletir e analisar o que realmente é importante, para que você consiga definir sua meta. Ela pode ir desde quitar alguma dívida até comprar um apartamento ou alguma viagem.

2 Mantenha as contas em dia

Com certeza, as dívidas é uma das principais inimigas das pessoas que desejam guardar dinheiro. Por isso, para conseguir ter sucesso nessa missão, é importante quitá-las.

Para isso, opte em trocar as dívidas mais caras pelas mas baratas. A gerente do Procon Vitória, sugere que você comece priorizando as dívidas mais caras, como as de cartão de crédito e cheque especial.

Caso precise, entre em contato com o fornecedor e converse sobre parcelar o valor que está devendo. Assim, terá como pagar e quitar a dívida sem entrar no vermelho.

  • Cartão de crédito

Um dos maiores problemas do uso do cartão de crédito é que nos acostumamos a utilizá-los para compras simples do dia a dia, que no final do mês pesam na fatura. Então, o recomendado é que você passe a usar o cartão somente para o necessário.

Para gastos pessoais, como para lazer e compras do dia a dia, opte por pagamento no dinheiro ou no débito. Clique aqui e confira algumas dicas para evitar dívidas no cartão de crédito.

3 Separe uma quantia mensal

Para efetivamente começar a guardar o seu dinheiro, existem algumas orientações que podem te ajudar. Por exemplo, é indicado separar em média 15% da sua renda mensal para metas futuras.

A primeira orientação que pode te ajudar é dividir o valor que deseja alcançar pelos meses que você levará para conseguir ele. Por exemplo, você quer juntar R$2.000,00 para uma viagem, que ocorrerá em 7 meses, logo, terá que separar mais ou menos R$285,00 por mês.

Também é possível seguir a regra 70 – 15 – 15, que consiste em dividir suas despesas em 3 categorias, reservando uma parte da sua renda mensal para cada uma. Existem várias formas de categorizar os gastos, como expõe Herica, você pode adaptar de acordo com a sua realidade, mas sempre lembrando de separar ao menos 15% do seu ganho para cumprir sua meta.

No caso do método 70 – 15 – 15, sua renda mensal será separada da seguinte maneira:

  • 70% da sua renda para gastos essenciais (como conta de aluguel, energia, água e supermercado).
  • 15% para a sua meta.
  • 15% para lazer.

Após escolher o seu método de separar o dinheiro para cumprir sua meta. É preciso escolher qual será a forma que usará para guardá-lo. Como alerta Herica:

“É interessante escolher uma opção como poupança para guardar o dinheiro, caso sua meta não seja de longo prazo, já para os objetivos que levam mais tempo, talvez investir em um consórcio seja uma boa opção.” 

Analise e pense em como adaptar nossas dicas para sua realidade e perceba como será simples juntar dinheiro para cumpri com alguma das suas metas! Qualquer dúvida, nós do Procon Vitória, estamos à disposição.