3 dicas para você dizer não as dívidas

A maioria dos gastos das famílias podem ser poupados com um pouco de disciplina econômica. Muitas pessoas possuem medo e insegurança de lidar com dinheiro, e por isso, optam pela opção mais confortável de não ter dívidas, cortando gastos como: telefone, assinatura de jornais ou revistas, televisão a cabo, internet e muitos outros.

Mas economizar não significa apenas restringir, é importante balancear. E para te ajudar nisso, separamos algumas dicas que te ajudarão nesse processo.

 

Pesquise

Pode parecer óbvio, mas no momento que o vendedor te der ótimas opções, freie o impulso com a pesquisa. Elas sempre resultam na melhor opção, tanto do preço quanto especificações do produto. Sabemos o quanto que é difícil não se encantar com as liquidações e queimas de estoques, mas são exatamente nessas ocasiões que a pesquisa é fundamental.

 

Tenha tudo sob controle

O melhor jeito de fazer o controle dos seus gastos e anotando eles semanalmente, isso  ajuda a criar um panorama de despesas e frear consumos antes de fechar o mês no vermelho, além de nos ajudar a enxergar o quanto as compras parceladas podem pesar mês a mês. Já falamos disso quando o assunto era não acumular dívidas no cartão de crédito, confira clicando aqui.

 

Escolha o à vista

Se possível, ande com o dinheiro em espécie, isso restringe e muito suas possibilidade de gastos na rua. Além de te ajudar a ter um controle muito maior de todos os gastos do mês. Essas reduções com os gastos são medidas que devem ser aplicadas sempre para que possamos ter cada vez mais hábitos de consumo consciente.

Saber onde estão indo seus gastos e reconhecer quanto é a sua fonte de renda é a principal base para conseguir balancear seus gastos e economias de forma mais adequada. A melhor maneira de evitar que as dívidas apareçam é se informando e, nós do Procon Vitória, estamos aqui para te ajudar com isso.