5 dicas para realizar compras onlines na Black Friday sem cair em Fraude!

O mês da famosa Black Friday chegou e para ajudar você consumidor, a aproveitar esse período de promoções de forma consciente, separamos 5 dicas essenciais para realizar suas compras onlines sem cair em fraude! Confira:

Faça uma lista de desejos

Quando chega a época de promoções o nosso coração bate mas forte, não é mesmo? É normal ficarmos empolgados durante esses períodos e devido a isso, a compra por impulso acaba se tornando um dos principais vilões. Por isso, para te ajudar a manter o foco naquilo que você realmente precisa comprar no momento, a nossa primeira dica é: faça uma lista de desejos.

O pulo do gato aqui é rankear os itens de maior importância para os de menor necessidade. Assim, facilitará na hora de visualizar quais deles você deve dar mais prioridade na hora da compra. A lista ainda te ajudará a não esquecer nenhum item que deseja, além de te auxiliar a não gastar o dinheiro com outros produtos e como falamos ali em cima, com compras por impulso.

Cadastre-se em sites que irão participar da Black friday

Para aproveitar as ofertas online com consciência durante a Black Friday, o processo de compra deve começar algumas semanas antes do dia da promoção.

Com a sua listinha de desejos na mão, verifique quais lojas possuem esses itens e que irão participar da Black Friday. Cadastre-se em algumas e fique de olho nos e-mails que irá receber durante esse período que precede as promoções. Geralmente, algumas lojas participantes antecipam ofertas para quem já é cadastrado ou distribuem cupons de descontos para seus clientes. Dessa forma você estará preparado caso isso aconteça com alguma das lojas que se cadastrou.  

Cuidado com lojas maliciosas

Comprar pela internet tem seus ônus e bônus, uma vez que é mais cômodo e algumas vezes mais econômico para o consumidor, também é mais simples cairmos em golpe, tanto em questão de roubo de dados de cartão como o não recebimento do produto comprado. Por isso, antes de decidir em qual loja aproveitar a promoção, certifique-se de que aquela loja online realmente é de confiança. Saiba como fazer essa analise clicando aqui.

Com a analise feita, selecione algumas lojas que você julga como confiáveis e foque nelas para a próxima dica!  

Monitore os preços

Uma das principais queixas nesse período é a manipulação do preço. Existem lojas que aumentam os valores de seus produtos algumas semanas antes e no momento da Black Friday, voltam com o preço normal, anunciando-o como promoção. Por isso, monitorar os valores dos produtos que deseja comprar será essencial para aproveitar essa época de maneira certa. Com a sua lista de desejos e com a seleção das lojas feitas, esse passo será muito mais simples.

Aqui você também deve estar atento a alguns pontos, como: o frete e o prazo de entrega. O primeiro pode aumentar muito o valor final do produto que irá adquirir. Como ele varia de acordo com a região de cada pessoa, é importante verificar o preço do produto + frete em todas as lojas antes de decidir em qual delas irá comprar.

Algumas lojas costumam elevar o preço do frete fazendo com que o desconto oferecido do produto não seja vantajoso para o consumidor. Por isso, verifique o valor do produto e frete antes de finalizar a compra para não ser surpreendido com o valor final. Saiba mais sobre valores abusivos e como proceder nessas situações clicando aqui.

Quanto ao prazo de entrega, essa época do ano as vendas são maiores, por isso, pode acontecer das lojas estenderem o período de entrega para dar conta de toda demanda. Caso a sua compra trata-se de algum presente, certifique que ela chegará a tempo.

Guarde comprovantes

É muito importante guardar qualquer comprovante de compra, seja ele nota fiscal, número de protocolo ou número do pedido. Eles são a sua garantia de que aquela compra foi efetuada com sucesso, além de conter dados sobre o fornecedor e produto adquirido.   

Esses comprovantes podem ser muito úteis em caso de atraso na entrega da compra, recebimento de produto errado ou com defeito, além de te auxiliar com o processo de troca e devolução.

Como a transação aconteceu no ambiente online, nossa dica é que você guarde todos os e-mails de atualização referentes à compra, contendo o número do pedido, confirmação de pagamento, nota fiscal e código de rastreio da encomenda, além de boletos e protocolos de atendimento.

Seguindo essas dicas a sua Black Friday desse ano será sem dúvida realizada de forma consciente e sem dor de cabeças. Aproveite! 🙂