Alertas do Procon Vitória para a época de Páscoa!

A Páscoa está chegando! Essa é a época de ganhar e dar chocolates, além de confraternizar com a família e amigos. Pensando em te ajudar a não cair em fraude nessa temporada, o Procon Vitória separou algumas informações e dicas para que você fique atento na hora de garantir o seu ovo ou ceia de páscoa. Confira:  

Antes de efetuar qualquer compra é importante que você realize uma pesquisa para encontrar o melhor preço. Para te auxiliar nessa hora, o Procon Vitória realizou uma pesquisa pelas lojas da cidade comparando os preços dos ovos e barras de chocolate, confira clicando aqui.

Verifique todas as informações contidas em anúncios e certifique que ela está sendo cumprida no momento da compra. A gerente do Procon Vitória, Herica Correa Souza, alerta que toda e qualquer informação falsa ou incorreta é considerada propaganda enganosa, conforme o Art. 37 do Código de Defesa do consumidor.

Além de se atentar as promoções e publicidades, o consumidor deve conferir sempre se o rótulo do produto possui informações como: validade, peso, dados do fabricante, lista de ingredientes e classificação de idade mínima. No caso da lista de ingredientes, devemos ter atenção redobrada, principalmente para ovos indicados para um tipo específico de público, já que algumas doenças impedem a ingestão de substâncias como o açúcar e glúten.

A gerente do Procon Vitória, lembra que ovos de chocolate produzidos artesanalmente também devem seguir as mesmas regras de comercialização dos industrializados. Sendo elas, o padrão de qualidade e higiene.

Quantos aos ovos voltados para as crianças, principalmente os que possuem brindes, é necessário estar atento se a embalagem traz o selo do INMETRO e a idade recomendável para o uso brinquedo. Além disso, também é preciso conter a frase: “Atenção! Contém brinquedo certificado no âmbito do sistema brasileiro de Avaliação Conformidade”.

Antes de comprar observe a embalagem dos produtos, para ter certeza que estão em boas condições, ou seja, bem armazenados, lacrados e sem qualquer dano.  

É importante lembrar que caso opte por comprar ovos e chocolates nas prateleiras de promoções, com a informação de que estão “amassados” ou “quebrados”, o fornecedor não será obrigado a trocar o produto por este motivo.

Ceia de Páscoa

Além dos ovos de páscoa e chocolates, produtos como peixes, vinhos, algumas sementes e até mesmo os ingredientes da famosa torta capixaba aumentam de valor nessa época e precisam de mais atenção na hora da compra. O Procon Vitória, realizou esse ano um levantamento referente aos preços desses alimentos, confira clicando aqui.

Antes de comprar efetivamente os produtos, Herica orienta que o consumidor observe o prazo de validade, a higiene do estabelecimento e o armazenamento dos produtos. O local, assim como os produtos nele vendidos devem ter registros dos órgãos de fiscalização competentes.

Quanto aos peixes congelados, é importante frisar que devem ser mantidos em freezers, que não estejam superlotados. O bacalhau é um dos principais alvos de fraudes, nesta época, por isso, é importante que ele tenha sua procedência identificada. Vender outros peixes alegando ser bacalhau, viola a legislação sanitária e fere o CDC. Já que o consumidor é levado a acreditar que está adquirindo produto de maior qualidade e valor comercial.

Nessa Páscoa, fique atento na hora de comprar os seus produtos e não exite em procurar o Procon da sua cidade, caso algum dos seus direitos não forem cumpridos. O comércio precisa manter a transparência em relação as suas promoções e aos produtos disponíveis.