As contas estão para vencer e ainda não chegaram pelos Correios, e agora?

Todo mês os Correios bate à nossa porta para entregar as contas a pagar. Mas como fica quando ele, por qualquer motivo, não aparece? Você sabe quais são seus direitos nessa situação e o que fazer quando os boletos não chegam ou chegam com atraso?

Antes de tudo é importante saber que apesar de receber as contas atrasadas e até mesmo fora do prazo de pagamento, o consumidor tem que pagar as contas em dia. A gerente do Procon Vitória, Herica Correa Souza, ressalta que não importa o motivo pelo qual a conta não chegou, você estará sujeito a multa e juros caso não efetue o pagamento na data. Ela ainda alerta que a regra vale não apenas para as contas que chegam pelos Correios, mas também para aquelas que chegam pela Internet.

A nossa orientação é que você observe as datas de pagamento das contas e o prazo que elas costumam chegar. Assim, caso não haja recebimento, haverá tempo hábil para tomar providências e realizar o pagamento dentro do prazo.

Ao notar que a data de vencimento está se aproximando e a fatura ainda não chegou, você deve entrar em contato com a empresa e solicitar a segunda via para evitar multas por atraso. Entre as alternativas, a segunda via pode ser entregue por e-mail ou geração de código de barras para pagamento em eletrônico.  

A gerente do Procon Vitória lembra que de acordo com uma nota técnica do Departamento de Proteção em Defesa do Consumidor – DPDC nº 777/05, a emissão de uma nova fatura nunca poderá ser cobrada. Juntamente com essa norma, o Código de Defesa do Consumidor também estabelece que as despesas de processamento da fatura cabem ao fornecedor e não devem ser repassadas aos consumidores.

Organize suas faturas, fique de olho no prazo para pagamento e evite entrar no vermelho. Também lembre-se, o Procon Vitória está à disposição.