As lojas podem vender produtos em mostruário?

Muitas vezes quando vamos a alguma loja comprar algum produto, nos deparamos com o famoso mostruário. Eles são ótimos na hora de fazer um teste rápido e auxiliam na tomada de decisão de qual produto levar. 

Porém, geralmente em liquidações recebemos a notícia de que aquele produto de mostruário é o último e o que você faz? Leva ele ou escolhe outro? Aliás, você sabe se os lojistas podem ou não comercializar os produtos separados para o mostruário da loja? 

A gerente do Procon Vitória, Herica Correa Souza, informa que nada impede que as lojas vendam esses produtos na liquidação. Porém, é possível que eles apresentem alguns vícios, graças a sua exposição. É importante alertar que esses vícios devem ser claramente informados ao consumidor no momento da venda. Caso ele decida pela compra, todos os vícios do produto devem constar detalhadamente na nota fiscal. 

Nesse caso, onde os vícios presentes no produto de mostruário são informados previamente, a garantia legal não irá cobri-los. Porém, se o produto apresentar algum vício não relacionado ao demonstrado no ato da compra, o consumidor poderá exigir o reparo no prazo de garantia legal do mesmo.

No geral, os lojistas podem sim efetuar a venda dos produtos postos em mostruário. Porém, é necessário o aviso prévio de qualquer vício que o mesmo possua. Na hora da compra, caso você se depare com essa situação tenha ciência dos seus direitos e não caia em cilada.