Cadastro Positivo – entenda o que é e como você pode se beneficiar

Na hora de realizar algumas compras, ter uma reputação positiva no mercado é essencial para o consumidor. Pensando nisso, o Serasa criou o chamado cadastro do consumidor. Ele é uma espécie de currículo financeiro, no qual, todas os seus pagamentos ficam registrados.  

O cadastro positivo é gratuito e foi criado para auxiliar os consumidores a conseguir crédito mais facilmente, por exemplo e aos lojistas a avaliar o perfil de pagamento do cliente para oferecer condições justas e adequadas para ele.

Quais as vantagens para o consumidor?

Para o consumidor, a gerente do Procon Vitória, Herica Correa Souza, lembra que existem alguns casos que o cadastro positivo irá auxiliá-lo diretamente. Por exemplo, caso você for autônomo e precise de algum financiamento, poderá conseguir mesmo que não tenha uma comprovação de renda formal.

O cadastro positivo também poderá de ajudar a conseguir taxas de juros melhores, dependendo da política financeira da empresa. Além de melhorar a sua nota de pagador de dívidas, conhecido como score. Esse resultado é contabilizado de 0 a 1000, quanto maior o score maior chances do consumidor não se manter em inadimplência.  

Herica lembra que para aumentar o seu score é simples, basta manter seus dados no Serasa atualizados, além de evitar atrasos em contas como: as de água, luz, lojas em geral, bancos e operadoras de cartão de crédito. O score contabiliza as suas contas não pagas, enquanto o cadastro positivo registra as suas contas em dia. Assim, podemos utilizar os dois como complementares para aumentar a nossa pontuação e manter o nosso currículo financeiro sempre bem visto pelos comerciantes.

Mesmo que você esteja com o nome negativado, pode fazer o cadastro positivo. Dessa maneira suas contas pagas em dia poderão ser consideradas e utilizadas para avaliar o seu perfil financeiro de uma forma mais completa e conseguir condições mais justa.

Em resumo, o cadastro positivo armazena todas as suas contas pagas e aos poucos você vai construindo um histórico de bom pagador no mercado. Com isso, você terá mais facilidade de negociar suas dívidas e contratar crédito e conseguir taxas mais justas.

Tenha mais controle da sua vida financeira, confira aqui mais informações sobre o cadastro positivo. Qualquer dúvida, nós do Procon Vitória estamos à disposição