Celular reserva enquanto o seu aparelho estiver no conserto

Dependendo do problema, ter que acionar a assistência técnica para consertar o celular é uma decisão a se pensar, certo? Ficar um tempo sem o aparelho, que hoje, é considerado por muitos um instrumento de trabalho, pesa nesse momento.

Levando esse caso em consideração, esse mês, o Senado aprovou o projeto que garante ao consumidor o direito de ter um celular reserva enquanto o seu aparelho estiver no conserto. A gerente do Procon Vitória, Herica Correia Souza, ressalta que esse, além de ser um pedido recorrente, é um grande ganho para o consumidor, pois combate um transtorno sofrido por várias pessoas.⠀⠀

É importante ressaltar também que esse direito é válido apenas para os aparelhos que estão dentro do prazo de garantia. Para usufruir dele, basta apresentar o celular com defeito na assistência técnica autorizada e o benefício deverá ser concedido. Herica também lembra que o consumidor deve devolvê-lo nas mesmas condições em que recebeu.

A princípio, o projeto da deputada Lauriete (PSC-ES) previa que o celular substituto deveria permitir, no mínimo, receber e fazer chamadas e mensagens. Mas o relator da proposta na Comissão de Meio Ambiente (CMA), senador Flexa Ribeiro, exibiu uma emenda prevendo que o aparelho deve também permitir acesso à internet, por meio do plano que o consumidor disponha.

De acordo com Flexa Ribeiro, a emenda atende as necessidades do consumidor. Pois o mesmo se vê obrigado a deixar seu aparelho celular na autorizada. Conforme a proposta, as alterações devem ser incluídas no Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078, de 1990).

Com a nova proposta o consumidor poderá ficar despreocupado quanto aos momentos que precisar acionar a assistência técnica. Você como consumidor e possível beneficiário, o que achou da nova proposta?