Como começar o ano sem dívidas, 3 dicas para sair do vermelho

Entramos na contagem regressiva para o ano novo e começar essa nova etapa no vermelho não deve ser uma opção, certo? Por isso, separamos 3 dicas para te ajudar a iniciar esse novo momento sem se preocupar com as contas. Confira:

Analise e organize

A primeira coisa que devemos fazer quando estamos no vermelho é analisar a nossa situação e entender a extensão do nosso problema. Liste suas dívidas detalhando quem você deve, a quanto tempo e o valor da dívida. Também tenha bem definido seus rendimentos, por exemplo, salário fixo e rendas extras. Por fim, anote, também, suas despesas, como as contas referentes a casa, alimentação etc.

Regularize

Com todas as informações listadas, você terá um controle melhor e poderá visualizar a sua real situação financeira. O próximo passo é separar as dívidas mais urgentes e ter como prioridade quitá-las. Aproveite o final do ano para utilizar o 13º salário com consciência.

Eduque seu bolso

Sabendo quais são os seus gasto, separe os que poderão ser cortados e amenizados e colocar esse plano em prática. Nesse momento você também deve ficar atento aos seus gastos, mais fácil para criar estratégias para reduzir o valor das despesas. Passe a pesquisar antes de efetuar uma compra, analisar a forma de pagamento e dê sempre preferência a opção à vista, para evitar o acúmulo de dívidas no cartão de crédito, saiba aqui como impedir esse problema. 

Outra dica para ficar de olho nos gastos, é acompanhar frequentemente o seu saldo bancário e suas despesas com o cartão de crédito. Hoje, os bancos possuem aplicativos que facilitam muito esse monitoramento.

Você também deve sempre procurar formas, mesmo que simples, de economizar, por exemplo: dê preferência a atividades de lazer gratuitas, como exposições, ida à praia ou passeios a parques.

São dicas simples que se você colocar em prática, seu novo ano será sem preocupações com as dívidas. Mas de qualquer forma, caso necessite de ajuda para sair do vermelho, basta procurar o Procon Vitória que analisaremos a sua situação. 🙂