Como fazer boas compras no supermercado e economizar?

Fazer compras é sempre um momento de prazer, não é mesmo? Mas, sabemos que o prazer é momentâneo e caso não exista um planejamento, a dor de ressaca moral dura mais tempo que o instantâneo ato de comprar. Quando fazemos compras de supermercado, então, o planejamento precisa ser bastante meticuloso.

Já fizemos algumas pontuações em nosso blog acerca do assunto, mas é sempre bom reforçar. Por isso, trouxemos novas dicas para você fazer boas compras e economizar. Confira:

1. DEFINA UM LIMITE

Essa é uma sugestão que facilita a vida de muita gente nas compras do supermercado. Monte seu cardápio semanal, divida os segmentos e estabeleça um limite de gastos para cada família de produtos. Assim, aliando o seu limite aos produtos que você sabe que vai precisar e que ainda não tem em casa.

2. PESQUISE

Saia do comodismo! Não seja fiel a um supermercado porque a marca te agrada ou por ser o mais próximo da sua casa. Faça uma pesquisa, pois a variação de preços entre diferentes redes pode ser grande. Ainda, a compra em atacado representa uma boa economia sempre. Se a família for grande, certamente compensa, principalmente em produtos não perecíveis.

3. COMPRAS NO FIM DE MÊS

Comprar na segunda quinzena do mês é sempre um bom negócio. Geralmente, as pessoas fazem grandes compras na primeira semana. Com isso, após a metade do mês, há uma queda natural de vendas e as empresas costumam baixar os preços.

4. EVITE O SÁBADO

Supermercado lotado é sinônimo de problema! A grande movimentação de pessoas e o esgotamento das prateleiras causa uma falsa sensação de urgência. Ativando assim os gatilhos de escassez e fazendo o consumidor comprar sem necessidade.

5. NECESSIDADE

Levar os filhos? Nem pensar! Supermercado é lugar de necessidades, pois sabemos que os pais têm coração mole e não conseguem recusar quase nada às crianças. Por isso, sugerimos que deixem as crianças em casa.

Ainda falando de necessidade, pense em almoçar antes de ir às compras. Porque desfilar pela sessão de biscoitos com fome é um desafio bem difícil de resistir, não é mesmo? Resumindo, não vá a passeio. Vá a serviço da sua lista de compras.

6. MARKETING

Já parou pra pensar porque a padaria fica sempre nos fundos do mercado? Produtos de consumo diário como pão, leite, queijo, mortadela, manteigas, patês, carnes e vários outros costumam ficar nos fundos. Dessa forma, a ideia é que você percorra todas as sessões antes de chegar onde você realmente precisa.

Todo o funcionamento de um estabelecimento desses é pensado através do nosso comportamento de consumo. Portanto, fique atento aos incentivos do marketing. Ou seja, gatilhos mentais são ativados a todo momento por músicas, claridade, organização das sessões, etc. Até os produtos que estão disponíveis na fila do caixa estão ali por um motivo: induzir você a comprar.

7. CASAL PERFEITO

Tome cuidado com a “compra casada legal”. Os supermercados costumam colocar sempre juntos os alimentos que se completam. Goiabada pertinho do queijo branco, pães e frios, entre outras combinações que se tornam irresistíveis quando vistos lado a lado. Se possível, evite.

8. À VISTA

Por fim, essa é uma dica que vale para toda e qualquer compra, mas no supermercado também é essencial. Evite o cartão de crédito. Compras de mercado costumam ser em um valor relativamente alto. Pagar tudo no ato da compra é bom, pois extingue a possibilidade do efeito bola de neve na fatura do seu cartão.

Economizar é sempre tarefa difícil, nós sabemos. Por isso, reforçamos em nosso blog que a arte de economizar é igualmente intensa se comparada ao prazer de ir às compras. Portanto, que tal colocar em prática já nesta semana algumas de nossas dicas? Depois volte aqui e nos conte a sua experiência.