Como fazer uma reclamação junto ao Procon Vitória

Os consumidores estão cada vez mais cientes dos seus direitos e o Procon é o órgão responsável em zelar por isso, além de auxiliar os consumidores a exercê-los. Pensando nisso, nós do Procon Vitória, vamos sanar uma dúvida muito comum: como fazer uma reclamação junto ao Procon?

O atendimento é feito presencialmente na nossa sede, localizada na Casa do Cidadão, de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h, com distribuição de senhas até às 18h. Para a sua comodidade, você pode realizar um agendamento online, clicando aqui e seguindo o passo a passo ou também fazer o agendamento através do aplicativo do Procon Vitória. Nos dois últimos casos, não há a necessidade de enfrentar fila.   

O aplicativo do Procon Vitória, que já está disponível para Android e IOS, permite que o consumidor tenha acesso a conteúdos como: ranking de empresas com maior índice de reclamações e o Código de Defesa do consumidor, além de registrar reclamações e acompanhar todo o processo online. Basta baixar o app e seguir o passo a passo.  

Para Bruno Toledo, secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, com o aplicativo, o Procon Vitória está um passo mais perto para o cumprimento da sua missão de estar cada vez mais acessível e próximo ao cidadão de Vitória. Pois, com ele é possível atender com mais rapidez e eficiência a eventuais descumprimentos direitos do consumidor.

O atendimento

Na hora do atendimento, são necessários alguns documentos. São eles:

Documentos exigidos do consumidor:

– Identidade ou Carteira de Habilitação ou Documento Oficial com foto;

– CPF (Pessoa Física) ou CNPJ (Pessoa Jurídica);

– Contrato Social, Ata de constituição ou Certificado de Microempreendedor (Pessoa Jurídica);

– Comprovante de residência;

– Documento que comprove a reclamação (Nota Fiscal, Ordem de Serviço, Contrato, Comprovante de pagamento, Faturas, Extratos Bancários, etc).

Documentos exigidos do Procurador:

– Identidade ou Carteira de Habilitação ou Documento Oficial com foto e CPF do procurador;

– Procuração poderá ser simples, retirada no próprio site da PMV ou feita por instrumento público ou particular;

– Cópia dos documentos do consumidor titular da reclamação (Identidade ou Carteira de Habilitação ou Documento Oficial com foto e CPF);

– Comprovante de residência em nome do consumidor/responsável pela reclamação.

Herica Correa Souza, gerente do Procon Vitória, lembra que caso você esteja indo realizar a reclamação em nome de outra pessoa, é preciso apresentar uma procuração simples, ou seja, ela não precisa ter registro em cartório, com a cópia simples dos documentos pessoais do reclamante.

No dia do atendimento, é recomendado chegar ao local com, no mínimo, 10 minutos de antecedência. Assim que você chegar, solicite na recepção central a emissão da senha para o serviço do agendamento do Procon.

Como alerta Herica, o limite máximo de tolerância para atrasos de um horário agendado é de 10 minuto, após esse prazo, a senha será cancelada.

Caso necessite de ajuda, estamos à disposição para te atender. O Procon Vitória está localizado no CIC (Casa do Cidadão) no endereço: Av. Maruípe, nº 2544, ao lado do campo do Caxias. Nosso horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h, com distribuição de senhas até às 18h. Se ainda houver alguma dúvida, você pode entrar contato conosco através do telefone: (27) 3382-5484.