Consumo consciente: você sabe como ele pode te beneficiar?

As escolhas que você faz na hora de adquirir um produto ou serviço e a forma com que gasta seu dinheiro impactam não só sua capacidade de economizar e gerir os recursos financeiros, como também o meio ambiente e na sociedade. Como, então, tirar proveito disso e evitar prejuízos para si e para a coletividade? A resposta é simples: praticando o consumo sustentável. Mas o que seria isso?

A equipe do Procon Vitória se preocupa não apenas em orientar os cidadãos nas relações comerciais, garantindo o cumprimento de seus direitos a partir do Código de Defesa do Consumidor, mas também incentivar uma cultura de consumo sustentável.  Por isso, convida à reflexão, com as dicas a seguir:

  • Planeje sempre suas compras e evite comprar por impulso. Não vá ao supermercado sem lista. Se vai ao shopping passear, lembre-se de que pode fazer isso sem sair de lá com sacolas nas mãos!
  • Avalie sempre se uma compra é realmente necessária. Se vai comprar um alimento no supermercado, por exemplo, pense se não seria melhor consumir antes o que já tem na dispensa, ou se não estaria comprando em quantidade desnecessária, o que fará com que jogue comida fora por estar fora da validade. Se vai comprar uma roupa nova, reflita se a peça realmente vai fazer diferença no seu guarda-roupa e se a qualidade permitirá que você a use por bastante tempo. Se vai comprar um aparelho, reflita se você conseguirá realmente utilizá-lo. Tenha em mente que você não precisa de mais coisas para ser feliz!
  • Avalie se pagar mais caro por um produto devido à sua marca é realmente necessário. Você poderia muitas vezes economizar adquirindo um item similar. Será que o status das marcas traz mesmo satisfação?
  • Reutilize e conserte produtos e embalagens. Não compre novamente aquilo que pode ser reparado ou transformado.
  • Qual a melhor forma de pagamento? Avalie se você precisa mesmo criar uma dívida, comprando um produto a prazo. Será que não poderia esperar mais um pouco, para juntar dinheiro e pagar à vista? Lembre-se de que muitas lojas dão descontos para quem paga à vista!
  • Escolha comprar de empresas idôneas, que oferecem bons produtos e serviços, cumprem com as leis trabalhistas e ambientais e pagam seus impostos corretamente. Isso volta em melhores produtos e serviços oferecidos para você! E nunca é demais falar: não compre artigos piratas ou contrabandeados.

Por último, lembre-se de que quanto mais compramos, maior o consumo de recursos naturais por parte da indústria, além de maior geração de lixo. Colabore com o meio ambiente!