Cuidados com o Crédito Consignado

O Crédito Consignado é uma forma de empréstimo, no qual, as parcelas são descontadas diretamente da aposentadoria ou salário do beneficiado. O perigo desse tipo de crédito é que a forma de pagamento faz com que uma parte da sua renda fique comprometida. Com isso, se seu uso não for bem planejado e por algum motivo você aumente seus gastos durante o mês, fica fácil entrar no vermelho e até mesmo levar ao superendividamento

Apesar do seu perigo, caso não haja planejamento, o crédito consignado é uma das modalidades de empréstimos mais vantajosas. Em relação ao mercado, suas taxas são mais baratas. Para aposentados, pensionista do INSS, trabalhadores de carteira assinada ou funcionário público, contratar esse tipo de crédito é fácil. Mas é preciso ter cautela nesse momento, por isso, o Procon Vitória separou alguns pontos para você ficar alerta. Confira:

Avalie as ofertas e se planeje

Caso o crédito consignado for a sua opção, avalie suas condições e se planeje, tanto com a forma de pagamento como com seus gastos durante esse período. Procure sua instituição financeira e tire todas as suas dúvidas quanto aos valores e taxas. É importante também estar ciente de todas as vantagens oferecidas e dos possíveis riscos.

Desconfie!

Antes de contratar qualquer modalidade de crédito, é importantíssimo que você busque informações em locais seguros e não tenha dúvidas quanto ao serviço que estará contratando. A gerente do Procon Vitória, Herica Correa Souza, lembra que você deve desconfiar de sites e empresas que prometem vantagens boas demais para aquela modalidade. Também fique atento aos seus dados, nunca disponibilize eles através de Wi-fi, computadores públicos ou telefone.

Nada de pagamentos antecipados

Para receber o crédito consignado não precisa efetuar nenhum pagamento antecipado de taxas ou tarifas. A gerente do Procon Vitória, alerta que caso o fornecedor tenha solicitado algum depósito para liberação do crédito, você deve suspeitar e cancelar imediatamente a operação.

Fique atento ao contrato e juros

Sempre exija o contrato detalhado, assinado pelo bando e representantes. É importante que ele contenha as condições acordadas durante a contratação. Alguns exemplos são: valor total, quantidade e valor das parcelas, valor financiado e encargos adicionais. Herica lembra, que as instituições financeiras são obrigadas a disponibilizar mensalmente as taxas de juros do crédito consignado para aposentados.

Vai contratar o crédito consignado? Fique atento aos pontos apresentados e ao funcionamento dessa modalidade. Também lembre-se que esse tipo de empréstimo pode ser seu aliado, porém sem planejamento, ele pode se inimigo.