Descubra como aumentar o seu Score de Crédito

Ter um nome limpo na praça deve ser uma das nossas prioridades como consumidores. Uma das formas de afirmar isso é através do Score de crédito. Hoje, nós do Procon Vitória iremos te ensinar, de forma simples, a aumentar o seu Score. Confira:

O Score, em inglês placar, é uma forma de pontuação que o mercado utiliza para medir sua reputação financeira. Ele funciona como um currículo financeiro, no qual, fica armazenado o seu histórico como consumidor. A contagem vai de 0 a 1000 e esses pontos podem te ajudar na hora de pedir empréstimos, financiamentos, cartões de crédito ou até mesmo nos parcelamentos  contas. Além disso, o score ainda auxilia as empresas a conhecerem o seu histórico de pagamentos e compras.

1) Quite as dívidas

O primeiro passo e um dos mais importantes, é estar com nome limpo. Caso você tenha dívidas atrasadas, entre em contato com os fornecedores para negociá-la. A gerente do Procon Vitória, Herica Correa Souza, alerta que nesse caso. “o melhor a se fazer é parcelar a dívida em valores menores, que você consiga pagar mensalmente sem se prejudicar”.

Sua prioridade no primeiro momento deve ser limpar o seu nome na praça. Sem isso, dificilmente você conseguirá elevar seu Score. Para te ajudar ainda mais, confira aqui nossas dicas simples para te orientar em como sair do vermelho

2) Tenha bons hábitos financeiros

Manter suas contas em dia é essencial. Caso seja possível, opte em manter as faturas mensais como a de cartão de crédito, energia e de telefone, no débito automático. Assim você não corre o risco de atrasar alguma fatura. Para isso, basta entrar em contato com a empresa em questão e solicitar o serviço.

É importante lembrar também a importância do planejamento financeiro, saber quanto pode gastar e quais são suas prioridades durante o mês. Para te ajudar, também separamos 3 dicas simples para você dizer não as dívidas, confira clicando aqui. 

Herica, alerta também quanto ao uso exagerado do cartão de crédito, ele deve ser utilizado para emergências e principalmente, é preciso ter cuidado com o cheque especial. Apesar da facilidade da sua contratação esse meio de crédito possui juros altíssimos que podem causar o efeito bola de neve na sua vida financeira.  

3) Faça um cadastro positivo

Enquanto o Score de crédito leva em conta os seus deslizes financeiros para gerar sua pontuação, o cadastro positivo armazena todas as suas dívidas e contas pagas. Ou seja, enquanto um reúne suas informações negativas, o outro acumula seus dados positivos. Possuindo os dois como aliados, seu currículo financeiro ficará ainda mais assertivo, o que te dará vantagens no mercado. Saiba mas sobre o cadastro positivo clicando aqui.

Os benefícios de um Score alto vão desde facilidade de crédito no mercado até condições de pagamento mas justas para você e o comerciante. Levando em conta nossas dicas e seguindo com uma vida financeira em dia, seu Score de crédito com certeza irá aumentar.