Descubra como ter um Consumo Consciente e economize!

O consumo consciente busca minimizar os prejuízos, tanto financeiros quanto para o meio ambiente. Basicamente, para consumir conscientemente, você compra somente o que é necessário. Para isso, é importante refletir sobre o que vai adquirir. Mas você sabe como começar a consumir conscientemente? Nós do Procon Vitória, separamos algumas informações para te ajudar, confira:

A gerente do Procon Vitória, Herica Correa Souza, explica que o consumo consciente trata-se de um processo de mudança de hábitos. Ela também indica que antes de adquirir qualquer novo produto, é importante que você se faça as seguintes perguntas:

– A compra que eu quero fazer é necessária e/ou indispensável?

– Eu posso pagar por essa compra?

– Existem outras opções com um custo-benefício maior?

Você irá utilizá-las para eliminar as compras supérfluas e desnecessárias. Faça uma avaliação honesta sobre o que você tem gastado e descubra o que pode ser eliminado sem prejudicar a sua qualidade de vida.

O próximo passo é planejar financeiramente os seus gastos mensais. Para isso, você pode utilizar aplicativos ou agendas. Assim terá um controle mensal das suas despesas e saberá quanto e com o que realmente está gastando. Para saber mais sobre como se organizar financeiramente, clique aqui.

Depois que você já conseguiu diminuir os gastos considerados supérfluos e se organizar financeiramente, passe a preferir pagar suas compras à vista. Além de garantir um controle maior sobre o seu dinheiro, geralmente quando pagamos nossas compras à vista, tendemos a refletir mais sobre o que estamos levando, ao contrário do cartão de crédito, que pode acabar te estimulando a gastar mais do que deveria.   

Uma orientação importante da gerente do Procon Vitória é que você evite gastar mais do que ganha. Com o controle financeiro, você vai saber exatamente o quanto tem e com o que está gastando. Isso facilitará na hora de monitorar suas despesas, além de impedir principalmente que você entre no vermelho. 

Outro fator importante que você deve estar em alerta é a compra por impulso. Além de poder causar prejuízo financeiro, quase sempre essa compra não é necessária no momento. Por isso, evite comprar em momentos de empolgação, espere e reflita sobre a real necessidade do produto.  

Os benefícios de uma compra consciente são inúmeros, eles vão desde a redução de dívidas e gastos desnecessários até diminuição de lixo e exploração de matéria-prima no meio ambiente. Busque praticar esse tipo de consumo no seu dia a dia e sinta os impactos positivos dessa atitude!