3 dicas simples para diminuir o valor da conta de energia

Uma das contas obrigatórias do mês e as vezes até a mais cara, é a de energia. Reduzir o consumo de eletricidade além de contribuir para a preservação do planeta, também ajuda o nosso bolso. Pensando nisso, nós do Procon Vitória, separamos 3 dicas simples para te auxiliar a economizar e diminuir o valor da sua conta de luz.

  • Aparelhos fora da tomada

Geralmente deixamos os aparelhos mais utilizados dentro da casa, como televisão, estabilizadores e computadores sempre plugados nas tomadas, certo? Mas esse hábito simples, que as vezes, pode facilitar a hora de utilizar esses eletrodomésticos, pode custa caro no final do mês.

Os aparelhos, que deixamos em stand by, com aquela famosa luzinha acesa, mesmo quando desligamos, consomem energia quando estão conectados na tomada.

Como explica a gerente do Procon Vitória, Herica Correa Souza, “Retirar os aparelhos da tomada quando não estamos utilizando, pode ser uma ótima saída para reduzir drasticamente o valor da conta de energia. Além disso, retirar carregadores que não estão sendo utilizados ou benjamins da tomada também podem nos ajudar a economizar”.

  • Cuidado com os eletrodomésticos

Quanto aos eletrodomésticos da casa, precisamos ter atenção em dois momentos: na hora de comprá-los e na manutenção deles dentro do lar.

  • Na hora de comprar:

Antes de comprar um novo eletrodoméstico é importante que você esteja atento a alguns pontos, como: preços, formas de pagamento e garantias. Para entender melhor sobre esses assuntos, clique aqui.

Fique atento também na etiqueta de eficiência energética. Ela apresenta uma listagem que vai da letra A até a E. Cada linha de eletrodoméstico possui sua própria etiqueta, com a letra que representa a sua eficiência.

Como alerta Herica, “um produto com a etiqueta A é mais eficiente que um com a letra D. Também é importante lembrar que nenhum estabelecimento pode retirar as etiquetas dos produtos antes da sua venda.”

Além da etiqueta de eficiência energética, também devemos estar cientes da importância do selo Procel. Ele orienta o consumidor sobre quais produtos possuem maior eficiência energética dentro de cada categoria.  

Para medir essa eficiência, Herica explica que são realizados alguns testes e apenas os produtos que passam por essas provas ganham o selo. Por isso, na hora de escolher qual eletrodoméstico comprar, dê preferência para os que possuem o selo.   

  • Na hora do uso:

Aparelhos com defeito e sem manutenção regular também podem consumir mais energia. O indicado aqui é conferir seus eletrodomésticos, comece pela cozinha: certifique se sua geladeira está funcionando normalmente, por exemplo, se a vedação da porta está correta ou se se você não está deixando ela aberta.

Quanto a máquina de lavar, prefira acumular suas roupas para aproveitar a capacidade máxima dela, além de trabalhar com intervalos maiores, você irá poupar o seu consumo de energia.

Em cômodos como quartos e salas, se atente aos aparelhos como o ar condicionado ou ventilador e computadores ou televisões. Como alertamos acima, nenhum desses aparelhos devem ser mantidos ligados nas tomadas, pois mesmo desligados continuam consumindo energia, também evite deixá-los ligados sem que haja alguém no cômodo, para evitar o desperdício.

  • Troque as lâmpadas da casa

Como alerta Herica, essa pode ser uma das melhores estratégias para economizar energia dentro de casa. A simples troca de lâmpada pode auxiliar uma família a economizar mais de 30% do consumo de energia.

As lâmpadas comuns, mais conhecidas como incandescentes, possui a cor mais amarelada e gasta em média 75 watts para funcionar. Já as famosas fluorescentes, possuem a iluminação mais branca e apesar de possuir um valor um pouco mais elevado, em relação as incandescentes, elas consomem cerca de 15 watts.

Outra opção são as lâmpadas de LED, elas são bem mais econômicas, pois consomem somente 9 watts, porém possui um valor mais alto, em relação as outras opções.

Herica também sugere aproveitar a luz natural do dia. Mantenha as janelas e portas abertas e caso queira renovar as cores da casa, prefira as colorações mais claras que refletem melhor a luz.

A conta de energia é sem dúvidas uma das preocupações das famílias brasileiras. Siga as nossas dicas e perceba qual será a sua economia! Qualquer dúvida sobre o assunto, basta procurar o Procon Vitória, estamos à disposição.