Dicas para economizar na sua Festa Junina!

Finalmente Junho chegou e com ele a famosa festa junina! Para te ajudar a aproveitar o melhor dessa temporada, nós do Procon Vitória, separamos algumas dicas para que você possa fazer a sua festa sem gastar muito! Confira:

Antes de mais nada, é importante que você planeje os seus gastos. Separe o seu orçamento, ou seja, o valor total que está disposto a gastar e tente ao máximo se manter dentro dele.

Faça uma lista com a quantidade de convidados e com o que você quer que a sua festa tenha, como: comidas, brincadeiras, brindes, etc.

Pesquise primeiro

Com tudo isso em mente, chegou o momento de pesquisar! Nossa dica aqui é que antes de sair para comprar, olhe na sua casa o que você já tem e que pode ser utilizado na festa. Seja para decoração, para as roupas ou até mesmo para as brincadeiras e comidas.

Com isso em mente, é essencial que você tenha em mãos a lista de itens que precisa comprar. Pesquise na internet, em lojas físicas e até mesmo em atacados! Dependendo da festa que você está planejando, a compra em atacado é a mais indicada. Mas fique atento para não comprar além do necessário.

Decoração do Arraial

A decoração é sem dúvida uma parte importante quando o assunto é a festa junina. Para economizar e ainda garantir uma ótima decoração, a nossa dica é apostar no trabalho manual. Você pode pesquisa na internet tutoriais de várias decorações dessa época do ano fáceis de fazer. Além de conferir mais ideias de músicas e brincadeiras para animar o momento.

Cuidados com as comidas

As comidas da festa é uma das grandes preocupações. As receitas festivas é um dos motivos para essa data ser tão querida pelos brasileiros.

Na hora de comprar os ingredientes, fique atento. A gerente do Procon Vitória, Herica Correa Souza, orienta que devemos dar preferência as marcas próprias dos supermercados ou atacados, já que geralmente são mais baratas.

Essa época do ano os produtos que são mais utilizados para preparar as receitas juninas ficam mais caros e é importante não levar o primeiro que encontrar, já que a diferença de valor pode ser grande.

A gerente do Procon Vitória ainda alerta quanto aos prazos de validade, “é essencial conferir todos eles antes de levar o produto. O consumidor deve estar atento também ao programa, fiscal consumidor. Ele garante que o consumidor que encontrar um produto com prazo de validade vencido, o direito de receber, de forma gratuita e imediata, outro produto igual e próprio para consumo”. Confira mais informações sobre o assunto clicando aqui.

Uma boa opção aqui, é apostar pelas famosas festas americanas. Assim, cada convidado prepara e leva um prato. Dessa forma, as comidas da festa não irão pesar no bolso de ninguém.

Rifas para ajudar

Outra excelente opção é optar em fazer rifas ou sorteios durante a festa, assim você tem uma fonte que irá pagar ou pelo menos ajudar a custear o investimento do arraial.

Quanto aos brindes dessas brincadeiras, eles podem ser simples e úteis. É legal conferir quem são os convidados e o que mais combina com eles.

No geral, com um bom planejamento, pesquisa e mãos à obra, você consegue fazer seu arraial sem gastar muito! Coloque nossas dicas em prática e aproveite o melhor da festa junina!