Dúvidas quanto à fatura do celular, como proceder?

Quem nunca recebeu a fatura do celular e ficou em dúvida se o valor está correto? Você sabia que, nessas situações, você pode pedir à operadora de telefonia móvel uma conta detalhada para analisar a cobrança?

Não importa se o plano é pós ou pré-pago, a conta detalhada deve ser entregue pela operadora, e o consumidor não deve pagar para sua emissão. As contas de celular pós-pago podem detalhar um período de até 90 dias, enquanto as do pré-pago podem ser detalhadas mensalmente.

Caso o consumidor encontre na fatura ligações que não reconheça, tem o direito de solicitar à operadora a verificação da conta.  Essa solicitação deve ser feita por escrito pelo titular da conta à operadora.

A conta será verificada através de um processo de rastreamento de ligações e até que essa verificação seja realizada, o cliente tem o direito de ter subtraído da fatura do celular os valores sob suspeita.

Se a empresa de telefonia concluir que a conta estava correta, o valor questionado será cobrado em uma próxima fatura. Caso o consumidor ainda discordar, o pagamento da fatura poderá ser realizado com ressalvas e questionado junto ao Procon Vitória ou judicialmente.

Caso o consumidor tenha pago uma fatura e depois ficou comprovada uma cobrança indevida, os valores deverão ser devolvidos ao consumidor, com juros e correção monetária. A devolução dos valores pagos indevidamente pode ocorrer em forma de crédito na próxima fatura do usuário pós-pago ou em créditos de usuário pré-pago.

Em determinadas situações, pode ser exigida a devolução em dobro do valor pago cobrado indevidamente do consumidor.