Aprenda como economizar nas compras do supermercado

As compras no supermercado apesar de necessárias, podem se tornar um dos vilões no final do mês! Pensando nisso, separamos algumas dicas para que você consiga economizar nesses momentos, sem deixar para trás o que você precisa. Confira:

  1. Lista de Compras

Criar uma lista de compras é uma tarefa simples, que irá te ajudar a se manter focado nas suas necessidades dentro do supermercado, além de evitar que você esqueça algum item.

O ideal é que você estabeleça um valor máximo que deseja gastar com a ida ao supermercado e crie sua lista se embasando nele. Além disso, dê preferência por pagamentos no débito ou à vista. Assim, você terá mais segurança sobre suas despesas e irá evitar gastos a mais.

Após estipulado o valor e feito a lista de compras, separe o que é preciso ser comprado por sessões do mercado, isso facilita a hora da compra, a organização e evita que você compre por impulso algo que não está na sua lista.

 

  1. Nada de preguiça

Uma das melhores saídas para economizar na hora da compra é pesquisar. Por isso, dê preferência em realizar suas compras em vários locais, as vezes, o mesmo produto possui valores distintos em supermercados diferentes.

Outra escolha para economizar é a compra em atacado. Produtos não perecíveis, como os de limpeza e higiene, que pode ser utilizado durante vários meses são uma excelente opção.

 

  1. Escolha o melhor momento

Outra dica é escolher o melhor dia e horário para realizar suas compras. Evite ir em horários de pico, como sábados e nos finais dos dias de semana, pois provavelmente os supermercados estarão cheios, o que acabará dificultando a compra, graças ao movimento e as enormes filas. Se possível, escolha o horário de dia e durante a semana, que possui menos movimento. Caso encontre supermercados 24 horas, o melhor horário neste caso é de madrugada.

Fique atento também as promoções e opte comprar cada produto nos dias ideias. No geral, alimentos como carnes e hortaliças possuem seus dias próprios de promoção, consulte o supermercado da sua região para escolher o melhor momento para ir. Além disso, você também deve estar atento a esses descontos, pois muitas vezes o preço pode está sendo compensado em outro produto. Por isso, sempre esteja de olho para saber se vale ou não a pena levar determinado produto para casa.  

 

  1. Fidelidade

Alguns supermercados possuem produtos e marcas próprias do estabelecimento. Geralmente esses produtos são mais baratos e podem substituir algum outro de uma marca que você esteja acostumado a comprar que seja mais caro.

Você também pode se informar sobre programas de pontos ou cupons de descontos do estabelecimento. Assim, além de economizar durante as compras, ainda ganhará descontos no final.

 

Afinal, compras mensais ou semanais?

Esse é um dos maiores questionamentos quando o assunto é compras de supermercado. A verdade é que não existe uma resposta fixa para isso, tudo depende do consumo da sua família.

O ideal é dividir os produtos em grupos, por exemplo: produtos de limpeza, uso pessoal e alimentos. Perceba como é o consumo da sua casa e qual dos grupos precisam ser repostos com maior frequência.

Normalmente, produtos de limpeza e uso pessoal, que não são perecíveis, possuem uma duração maior. Nesses casos, você pode optar por comprar em atacados mensalmente, já que normalmente o preço é mais baixo.

Já os demais alimentos, você pode preferir comprar semanalmente, assim será possível aproveitar as promoções semanais dos supermercados, além de poder ficar de olho nos preços dos demais produtos, para conferir de perto se o desconto aplicado vale a pena ou não.

Na sua próxima ida ao supermercado, siga nossas dicas para economizar e nos conte como foi sua experiência!  E lembre-se, qualquer dúvida, nós do Procon Vitória, estamos à disposição!