Entenda a Garantia Estendida de produtos e serviços

Quando compramos algo ou contratamos algum serviço, garantir um seguro para nos proteger contra qualquer eventualidade é essencial. As vezes, estender o prazo deste seguro também é uma opção e é aí que entra a garantia estendida. Hoje, nós do Procon Vitória, separamos algumas informações para que você possa entender melhor esse assunto. Confira:

A garantia estendida é apenas um tipo de garantia dos diversos que existem. Para saber mais sobre as garantias e quais são os seus direitos quanto a esse assunto, clique aqui.

É uma espécie de seguro regulada pela resolução nº 122/2005 da Superintendência de Seguros Privados – SUSEP.  Ela visa fornecer a extensão ou complementação da garantia original de fábrica. A mesma é prevista no contrato de compra e venda de bens e serviços, mediante o pagamento de um valor.

Ela deve ser fornecida por meio de um contrato, contendo todas as informações indispensáveis ao consumidor. Por exemplo, o que ela cobre e qual seu prazo de vigência. Como lembra a gerente do Procon Vitória, Herica Correa Souza, todas as restrições de direitos e todo o conjunto de regras do estabelecimento devem estar escritas de forma destacada, para facilitar a visualização e compreensão do consumidor.

No momento da contratação da garantia estendida, o consumidor deverá ser informado quem é o responsável por ela, qual o prazo de duração, o que ela cobre ou não, e como onde poderá ser exercida.

Herica, também alerta que somente a garantia contratual, ou seja, a garantia concedida pela loja após o vencimento da garantia legal, e a garantia estendida podem ter condições estabelecidas. Nesses casos, o fornecedor deve informar discriminadamente todos os requisitos.

Posso perder o direito à garantia?

Em casos como término da garantia contratada ou quando o fornecedor prova que o defeito apresentado no produto ou serviço é originado do mau uso ou do uso indevido por parte do consumidor. 

Porém, se tratando da segunda situação, é importante frisar que a garantia só pode ser cancelada se o fornecedor provar. Sendo por meio de um laudo técnico feito por um profissional qualificado, que houve mau uso ou uso indevido do produto ou serviço por parte do consumidor. Caso contrário, o fornecedor permanecerá sendo o responsável pelo que a garantia cobre.

No geral, a garantia estendida é comprada pelo consumidor para ampliar o prazo do seu seguro. É importante ressaltar que antes de contratá-la, você deve estar ciente de tudo que ela cobre, para não cair em fraude.