Entenda o superendividamento e saiba como fugir dele

Hoje, um dos maiores vilões dos brasileiros está sendo o superendividamento. Para te ajudar a entender melhor o que é, quais as causas e como evitar, separamos algumas informações. Fique ligado e previna-se:

O superendividamento é quando o consumidor não tem condições de quitar todas as suas dívidas atuais e futuras, ainda que ele use todo o salário do mês, não terá condições de saldar suas responsabilidades financeiras, sem que isso implique na ausência de orçamento para garantir sua sobrevivência.

Ele pode ser dividido em superendividamento ativo e passivo, sendo:

Ativo

O superendividamento ativo é quando o consumidor entra em situação de endividamento de maneira voluntária. Gastando acima do seu orçamento, sendo abusando do cartão de crédito ou por compras por impulso.

Passivo

Já o superendividamento passivo acontece quando a falta de condições para quitar as dívidas não provém do endividamento voluntário, e sim de algo não previsto.

Aqui o consumidor consome dentro do seu orçamento, porém devido a uma situação imprevista, se vê obrigado a não pagar suas dívidas.

Algumas causas do superendividamento:

  • Uso do crédito fácil
  • Falta de informação e educação financeira
  • Empréstimos com juros altos para saldar outras dívidas
  • Acidentes como: desemprego, morte ou doença na família, diminuição da renda, etc.

Agora que você conhece o que é e o que causa o superendividamento, confira como você pode ter um consumo consciente e evite que problemas como esse te atinja. E Caso você já esteja nessa situação, o recomendado é que pocure o Procon Vitória para que seja realizado o atendimento ao cidadão, para acharmos a melhor solução para o seu caso.