Evite fraudes na hora de comprar o material escolar

Depois da rematrícula escolar o próximo passo é a compra dos materiais, certo? Por isso, separamos  algumas dicas para te ajudar nesse momento, sem cair em fraude. Confira:

Antes de sair para realizar as compras é importante verificar quais os itens que do ano letivo anterior ainda poderão ser reaproveitados, para evitar custos e desperdícios. Após, é interessante que você faça uma pesquisa para encontrar os melhores preços em diferentes lojas.

A escola pode disponibilizar a lista de material escolar, porém não deve solicitar itens de uso coletivo para os alunos, como: material para atividades de laboratório, livros para biblioteca, material de higiene e limpeza ou taxas para despesas de água, luz e telefone. Esse tipo de material ou cobrança, pode fazer parte da contraprestação da mensalidade paga pelo responsável do aluno.

A instituição também não pode exigir a aquisição de itens de marcas específicas, nem determinar a loja onde o material deve ser comprado. É importante frisar também que nada impede que a escola venda o material escolar em suas dependências, porém a mesma não deve exigir que a compra do material aconteça no local, essa prática é considerada abusiva, conforme inciso I do artigo 39 do CDC que estabelece que é vedado ao fornecedor de produtos ou serviços: condicionar o fornecimento de produto ou de serviço ao fornecimento de outro produto ou serviço, bem como, sem justa causa, a limites quantitativos.

Fique atento!

Na hora de realizar suas compras escolares, sempre peça a sua nota fiscal, em caso de problemas com a mercadoria é necessário apresentá-la. É importante também, checar se os produtos e o valor apresentados estão corretos. Saiba mais sobre notas fiscais aqui.   

Você também deve evitar realizar compras em ambulantes e camelôs, embora o preço seja mais em conta, eles não emitem notas fiscais o que pode complicar a assistência ou troca do produto, caso haja necessidade.

Leve nossas orientações em conta na hora de efetuar as compras de material escolar para o próximo ano. Confira aqui como evitar dividas no cartão de crédito e consumo com consciência. 🙂