Momento Vitória do Consumidor – Compras

Seja pela internet ou lojas físicas, a hora da compra é uma emoção a mais para o consumidor, certo? Mas, nós do Procon Vitória estamos aqui para orientá-los que é sempre importante estar alerta neste momento, tanto graças as compras por impulso, como para não cair em cilada. 

Em caso de arrependimento e troca de um produto comprado em loja física, é importante ressaltar que o lojista não é obrigado a realizar a troca, já que o mesmo não possui defeitos que justifique o ato. Porém, a loja pode sim fazer promessa de troca e estipular um prazo limite para isso, mas é necessário que esse acordo esteja registrado por escrito na nota fiscal ou comprovante de compra. 

Já para as compras realizadas fora do estabelecimento físico, como é o caso da internet ou telefone, o Código de Defesa do consumidor, prevê que você tem o prazo de 7 dias corridos, a partir do recebimento da encomenda, para realizar a desistência da compra. Esse prazo é chamado de direito de arrependimento, saiba mais sobre ele clicando aqui.  

Estar ciente dos seus direitos é essencial para não cair em fraude. Confira mais um Vitória do Consumidor e fique por dentro dos seus direitos em relação as compras: