O que é e como sair do superendividamento?

 Quando o cidadão contrai dívidas que superam sua renda ou seu patrimônio, é possível chamar de superendividamento. O indivíduo passa a estar em dificuldade pois não consegue arcar com as suas necessidades básicas, o que pode causar problemas psicológicas, familiares e sociais

A perda de emprego; uma doença em pessoa da família; a morte de cônjuge; divórcio; salários atrasados podem ser algumas das causas do superendividamento. Assim como a perda de controle sobre o consumo ou falta de planejamento financeiro. 

Parece um beco sem saída, mas não é. Se planejando, organizando as finanças e garantindo uma renda extra, o consumidor pode remar contra os juros e conseguir se reerguer. Para isso, os cidadãos de Vitória também contam com uma ajuda a mais. Foi inaugurado na última terça-feira (28) o PAS – Programa de Atendimento ao Superendividado, no Centro Integrado de Cidadania Zumbi dos Palmares, mais conhecido como Casa do Cidadão, em Itararé.

O PAS é um serviço especializado no atendimento psicossocial e jurídico para todas as pessoas que estão com dificuldades financeiras. Essa iniciativa é inédita do Espírito Santo, a fim de construir alternativas com o cidadão ao seu endividamento.

O secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Bruno Toledo, esteve na inauguração em janeiro deste ano e enfatizou: “Mais do que dialogar com encontros, seminários e campanhas, entendemos que a melhor e mais efetiva maneira de a cidade compreender a essencialidade da política de Direitos Humanos para a construção de uma sociedade mais justa e igual se daria por meio da prestação de serviços de cidadania, direitos humanos e trabalho”.

Sobre o PAS, a gerente do Procon Vitória, Herica Correa Souza, explicou que o objetivo do Programa de Atendimento ao Superendividado é auxiliar os consumidores superendividados, orientando e promovendo a renegociação de dívidas com seus credores.

Paralelamente, o PAS vai atuar na orientação para desobstaculizar o custeio de despesas essenciais do consumidor e/ou famílias e na educação financeira (planejamento financeiro, consumo consciente, sustentável e responsável). O PAS vai contar com a parceria das gerências de Encaminhamento ao Trabalho (Sine) e da Qualificação do Trabalhador. Além do apoio do “Vitória Acolhe”, Centro de Especializado de Direitos Humanos.

Se você se identificou com a situação do superendividamento e quer ajuda do PAS é só agendar seu atendimento através do serviço Fala Vitória 156 ou pelo e-mail pas.proconvitoria@gmail.com