O que você precisa saber antes de efetuar compras internacionais

Realizar suas compras em lojas online muitas vezes possui um excelente custo benefício. Mas é preciso tomar cuidado, ainda mais quando a compra é realizada em alguma loja internacional. Separamos alguns cuidados para que vocês esteja preparado nesses momentos. Confira:

Escolha da loja

Antes de mais nada é preciso decidir em que loja você irá efetuar as suas compras. Na maioria das vezes a compra internacional é uma opção graças ao seu preço que em comparação com a compra realizada em território nacional, é mais em conta.

A nossa dica aqui, é que você pesquise referências sobre a loja, como pessoas que já realizaram a compras naquele lugar, depoimentos ou indicações de outras pessoas. É interessante também optar por lojas já conhecidas e confiáveis. Aprenda a identificar se a loja online é ou não segura, clicando aqui

Formas de pagamento

Na maioria das vezes a forma de pagamento da loja será através do cartão de crédito, mas é importante estar atento a alguns pontos:

1) Os cartões nacionais são exclusivos para o território brasileiro, ou seja, antes de realizar suas compras, é preciso entrar em contato com sua operadora para que haja o desbloqueio do cartão para operações fora do Brasil.

Caso realize alguma transação suas compras serão cobradas em dólar e convertidas para real no dia do fechamento da sua fatura, podendo haver alteração no valor, conforme a oscilação do dólar.

2) Boletos dificilmente são aceitos em lojas internacionais, geralmente essa opção é disponibilizada em sites chineses. A vantagem desse método de pagamento é que o valor da compra ja é fechado em reais. Você possui de 3 a 5 dias para pagar o documento, mas caso desista da compra é só não pagar o boleto.

3) As carteiras digitais também são uma excelente opção. Esse tipo de pagamento é aceito em quase todas as lojas online, e facilita muito esse tipo de transação já que ele armazena seus dados pessoais, como o número do cartão de crédito.  

Fui taxado, e agora?

Esse é um ponto importantíssimo que você deve estar atento. Todas as compras internacionais estão sujeitas a chamada Taxa de Importação, ela corresponde a 60% do valor total do produto adquirido. As exceções para esse tipo de cobrança são os livros, jornais e produtos abaixo de 50 dólares que foram enviados de pessoa física para outra pessoa física. Nem sempre seus produtos serão taxados, pois nem todas as encomendas são analisadas pela Receita Federal.

Caso isso aconteça, primeiro você será notificado pelos Correios através de uma carta que conterá o valor da taxa e o endereço para retirada do produto e pagamento, normalmente é um local próximo a sua casa. O limite máximo para que você recupere sua mercadoria é de 20 dias, senão a compra será reenviada ao vendedor.

Vale lembrar todas a encomendas internacionais que chegarem ao Brasil pelos correios estão sujeitas à cobrança de despacho postal no valor de R$ 15,00. Essa cobrança de despacho postal não deve ser confundida com tributo ou frete, pois trata-se de uma cobrança efetuada pelos correios visando manter o padrão do serviço oferecido, devido ao aumento das importações.

Caso você não quiser realizar o pagamento da taxa, não poderá recuperar seu produto e provavelmente não terá como recorrer ao reembolso, já que as políticas internacionais se isentam de responsabilidades relacionadas a esse assunto.

Prazo de entrega do produto

É importante estar atento ao prazo de entrega. lembre-se que a compra estará vindo de outro país, o que pode atrasar ainda mais a entrega. Na maioria das vezes, o que auxilia esse atraso é a disponibilidade dos Correios e da alfândega brasileira para enviar a encomenda em questão. Outra dica, é a de sempre buscar produtos com rastreio, o chamado “tracking number”, para você conseguir monitorar onde está o seu produto.

Com nossas dicas realizar compras internacionais será muito mais simples, não é mesmo? Qualquer dúvida, comente aqui estaremos à disposição!