O valor do plano do meu celular aumentou, o que fazer?

Você já se deparou com a sua fatura de celular com o valor maior do que o esperado? Pois é, a cada dia tem se tornado cada vez mais comum que as operadoras de telefonia móvel alterem o pacote contratado pelo consumidor sem a sua permissão. Vem entender mais sobre essa prática e o que você deve fazer caso isso aconteça com você:

Geralmente esses aumentos acontecem principalmente em pacotes de telefonia pós-pago. Seja aumentando a internet ou permitindo ligações ilimitadas, essa prática se torna indevida, já que a mudança ocorre sem a autorização do cliente e causam um aumento no valor mensal pago.

Caso sua conta venha com o valor acima do esperado, você deve entrar em contato com a operadora e cancelar as mudanças realizadas no pacote que acarretaram o aumento da fatura. Se não conseguir reverter as alterações, você deve procurar os órgãos de defesa do consumidor, como o Procon Vitória, para avaliarmos e chegar em uma solução para a situação.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), os planos e pacotes não solicitados pelos clientes são considerados cobranças indevidas e serão devolvidos, com juros  e correção monetária.

O que fazer caso haja dúvida sobre a cobrança da fatura?

 

Caso não reconheça o valor da sua fatura, você pode entrar em contato com a sua operadora e solicitar uma conta detalhada, em caso dos pacotes pós-pagos, você pode solicitar o detalhamento relativo a um período de até 90 dias.

É importante lembrar que, independente da conta detalhada, sempre que você identificar alguma ligação ou consumo que você não fez, é direito do consumidor ter esse valor subtraído do total da fatura, até a verificação da mesma, que deverá ser solicitada por escrito pelo titular à operadora e que deve ser realizada por um processo de rastreamento das ligações.

Para saber mais informações sobre faturas de celular, clique aqui e lembre-se, nós do Procon Vitória estamos sempre disponiveis para te ajudar em qualquer situação.