Saiba como se proteger do Golpe da aposentadoria

Golpe contra aposentados estão se tornando cada dia mais comum. É preciso ter atenção redobrada quanto esse assunto. Por isso, nós do Procon Vitória separamos alguns pontos para que você fique atento e não caída em nenhum tipo de fraude relacionado a aposentadoria.

A maioria dos golpes aplicados contra os aposentados estão ligados ao o crédito consignado. O mesmo se trata de uma espécie de empréstimo com pagamento indireto, pois as parcelas são descontadas diretamente do salário ou da aposentadoria. Por esse motivo, há facilidade para conseguir o empréstimo, porém devido a forma de pagamento é fácil entrar no superendividamento.

Novas regras do crédito consignado

Entrou em vigor novas regras para a realização do crédito consignado. Agora, os bancos estão proibidos de fazer qualquer forma de publicidade para novos aposentados e pensionistas antes dos 180 dias da data de concessão do crédito, seja ela oferta comercial ou alguma proposta.

Agora, os benefícios só poderão ser disponibilizados após a autorização expressa do titular ou representante legal. Porém, é possível desbloquear o consignado a partir de 90 dias após a confirmação do benefício.

Fique alerta!

Tenha atenção redobrada ao receber ligações de pessoas que dizem ser de bancos ou do INSS. A gerente do Procon Vitória, Herica Correa Souza, lembra que o INSS não possui nenhum convênio com bancos para possuir informações sobre concessão e liberação do consignado por parte dos aposentados. Por esse motivo, é extremamente importante nunca fornecer o número do seu benefício e nem confirmar dados pessoais por telefone, mesmo que a pessoa se apresente como um funcionário ou representante de algum banco.

Caso tenha dúvidas sobre alguma questão relacionada ao benefício, entre você mesmo em contato com a sua agência bancária ou agência da Previdência Social. Assim você poderá se certificar de que está tudo em ordem.

Guarde comprovantes e anote as informações

Caso você seja informado, pelo branco ou seus representantes, que o seu benefício foi aprovado, sempre desconfie e busque informações para comprovar se a notícia é verídica ou não.  

Se receber ligações, é importante que você anote o nome de quem está ligando e o nome da instituição financeira, assim como o número do protocolo de atendimento caso houver. Em casos de mensagens por aplicativo, SMS, e-mails ou cartas, Herica alerta que você deverá guardá-los, mesmo que você não tenha passado seus dados, pois servirão como comprovantes.

Denuncie

É importante que você denuncie qualquer ligação ou mensagem enviada por financeiras ou bancos que você não possui vínculos. Pois esse acesso aos seus dados trata-se de uma prática que indica vazamento de informações sigilosas. A reclamação deve acontecer junto ao INSS, por meio do site da Ouvidoria ou pelo telefone 135.  

O Procon Vitória alerta alguns pontos para que você fique atento e não caia em nenhum golpe relacionados a aposentadoria. Qualquer dúvida sobre o assunto não exite em entrar em contato, estamos à disposição.