Volta às aulas – Pontos importantes para se manter em alerta!

A hora da criançada voltar para às aulas chegou! Por isso, nós do Procon Vitória separamos algumas orientações para te ajudar a organizar e ficar atento nesse momento. Confira:

A época da matrícula e rematrícula escolar já passou, mas é sempre bom relembrar quais são os seus direitos quanto a esses assuntos e é importantíssimo que você, como cliente da instituição, esteja ciente deles. Por isso, confira aqui mais sobre a matrícula escolar e fique atento para não cair em nenhuma fraude durante esse processo. 

Crie uma rotina de volta às aulas

É importante criar uma rotina de volta às aulas para as crianças, pois esse processo irá auxiliar você e seu filho a cumprirem horários e responsabilidades. Estipule a hora de dormir e acordar, de sair de casa e também do momento de estudo, que falaremos mais a seguir.

 

Organize o material escolar

Para evitar qualquer possível atraso ou que se esqueça algo, é interessante manter todo o material escolar necessário já arrumado no dia anterior, não só para o retorno das aulas, como também durante todo o período escolar.

Atento ao transporte escolar

O transporte também deve ser um ponto a se alertar nesse momento. Além de selecionar o profissional para o trabalho que esteja dentro das normas, como: maior de 21 anos, portar carteira habilitação na categoria D e não ter cometido nenhuma infração grave nos últimos 12 meses, é importante se atentar ao veículo.

As regras do Código Nacional de Trânsito (CNT) e da legislação estadual e municipal, expõem algumas regras para os veículos, como por exemplos: a faixa amarela com a palavra “escolar”, o registro de passageiros e a presença e utilização do cinto de segurança.

Confira as condições de transporte do seu filho para evitar qualquer problema e garantir a segurança dele.

Economize no lanche

Não podemos esquecer da hora do lanche. Ele deve ser saudável para não prejudicar a saúde da criança e ao mesmo tempo econômico para não pesar no bolso. Por isso, nós do Procon Vitória, recomendamos que ele seja levado de casa, assim você terá controle sobre o que seu filho está comendo, além de evitar gastos a mais com a alimentação. Separamos algumas dicas para te ajudar a economizar nesse momento, para conferir clique aqui.

Local e hora de estudos

Por fim, após ter se atentado a esses pontos, é importante manter a rotina de estudos em casa. O ideal é que seu filho tenha um espaço reservado para fazer as tarefas e revisar as matérias aplicadas em sala. Mas caso não seja possível separar esse espaço, é interessante que se tenha um horário fixo, no qual, ele possa estar focado no estudo, sem televisão, celular ou interrupções.

Estando atendo a esses pontos, com certeza a volta às aulas será sem dores de cabeça!