Vou viajar nas férias, posso suspender as contas?

Já passamos da metade do ano e agora é o momento de planejar as férias de verão! Mas quando o assunto são aquelas férias longas, que você irá passar vários dias fora de casa, sabia que é possível suspender alguns serviços e contas durante esse período? Nós do Procon Vitória, te explicamos melhor sobre o assunto. Confira: 

Segundo a resolução (426/2005) da ANATEL, o consumidor pode sim solicitar a suspensão temporária do serviço prestado, mas é preciso estar atento aos termos das regulamentações específicas de cada serviço.

Durante a viagem o consumidor pode optar pelo não pagamento das “mensalidades”, esse direito é regulamentado pela própria Agência. Porém, a suspensão deve possuir no mínimo 01 (um) mês de duração e prazo máximo de 04 (quatro) meses.

Para isso, você deve contatar a empresa para realizar o pedido. Nesse momento é necessário se atentar a solicitação de suspensão temporária e não suspensão geral da conta. Como lembra a gerente do Procon Vitória, Herica Correa Souza, os atendentes não estão treinados para tal pedido, o que pode acarretar o cancelamento por engano. Portanto, é sempre bom ter atenção.

Após a solicitação, a prestadora de serviços detém um prazo de 24 horas para efetuar a suspensão temporária. É importante lembrar que ela não deve exigir nenhum valor por isso, além de, para a efetivação da suspensão, o consumidor não pode estar em débito com a empresa.

Para economizar durante as férias qualquer informação é válida, certo? Caso for fazer viagens longas, considere suspender alguns serviços fixos e lembre-se, qualquer dúvida, o Procon Vitória está a sua disposição.