Aprenda de forma simples a evitar compras por impulso!

Todos os dias somos atraídos por promoções e ofertas em vitrines chamativas, propagandas de televisão e até mesmo pelas redes sociais. A influência de todos esses meios muitas vezes resultam em compras por impulso. Por isso, nós do Procon Vitória, iremos te orientar para que você aprenda a fazer boas escolhas. Confira:

A compra por impulso geralmente está ligada à questões emocionais e muitas vezes, após a aquisição, sentimos um sentimento de culpa e arrependimento. Um dos efeitos desse tipo de compra é o gasto a mais e desnecessário de dinheiro, pois ele poderia está sendo investido em outras atividades mais úteis para você. Por exemplo, uma viagem ou algo que está desejando a um longo tempo. 

Por causar um impacto negativo nas contas do final do mês, muitas pessoas são obrigadas a recorrer ao parcelamento ou empréstimos para conseguir quitar as dívidas, que em parte, envolvem as compras por impulso. A gerente do Procon Vitória, Herica Correa Souza, alerta que esse tipo de comportamento pode resultar em um efeito bola de neve, onde o consumidor se vê livre de uma conta mas acaba ficando com outra muito maior.

A primeira coisa a se fazer para fugir da compra por impulso e evitar dores de cabeça no final do mês, é ter cuidado com os seus sentimentos. Como falamos acima, esse tipo de consumo está ligado às emoções. Então, antes de comprar algo, espere e pense se você realmente precisa daquele produto. Se a resposta for sim, avalie a sua situação financeira do mês e assegure que você pode gastar aquele valor no momento.

A gerente do Procon Vitória ainda lembra que o parcelamento nunca deve ser a sua primeira opção. Porém, caso seja necessária a aquisição, o gasto deve estar previsto no orçamento de despesas dos demais meses. 

Você também deve ficar atento aos seus hábitos. Observe se você acumula muitos itens em casa, como roupas ou sapatos que ainda estão nas etiquetas e se esses gastos a mais, vindo das compras por impulso, te deixam no vermelho durante o mês. Caso esse seja o seu caso, tenha como prioridade quitar as dívidas.

É importante sempre lembrar que promoções e descontos acontecem sempre e você vai pode aproveitar eles quando realmente precisar e puder comprar os produtos, sem entrar no vermelho.  

Diminuir as compras por impulso pode ser uma saída para te deixar longe do vermelho e mais confortável financeiramente. Pense melhor antes de comprar algum produto e não se deixe levar pela euforia do momento da compra. Assim, você ficará longe de aquisições desnecessárias naquele momento.