Como usar bem o 13º salário

A época mais esperada do ano chegou. Festas de encerramento, Natal e Ano Novo fazem parte do ritual de passagem. E também têm aquele bônus financeiro que é garantido por Lei aos trabalhadores brasileiros. O décimo terceiro salário. 

Todo mundo fica animado para gastar aquele dinheirinho a mais, porém é muito importante se planejar para não cair em ciladas e entrar o ano novo com o pé esquerdo. 

Gastos de início de ano

O 13º salário foi criado para ajudar nas despesas do início do ano. E elas não são poucas. IPTU, IPVA, outros impostos, material escolar e outros que podem surgir, acabam trazendo um montante alto de boletos a serem pagos. O ideal é poupar uma parte do dinheiro para acertar essas despesas em parcela única, aproveitando muitas vezes os descontos à vista e evitando juros do parcelamento. 

Ano novo sem dívidas

Inicie o ano novo apenas com coisas boas e deixe as ruins para trás. Aproveite o bônus para liquidar seus débitos e começar 2020 livre de parcelas, juros e preocupação. 

Poupe para investir

Você já tem uma reserva de emergência? Talvez essa seja a hora de começar uma. Imprevistos acontecem e você pode ficar muito mais tranquilo se tiver um montante investido para te socorrer em momentos difíceis. 

Prefira pagamentos à vista

Já que seu poder de compra agora está mais alto, prefira pagar à vista. Você pode negociar descontos com o gerente da loja e não acumular parcelas para o ano que virá. 

Aproveite a vida

Se tudo que foi dito acima você já segue a risca, por que não aproveitar a vida? Se presenteie, viaje, curta com seus amigos e família. Nada melhor do que ter uma vida financeira equilibrada para proporcionar liberdade de escolhas. 

E lembre-se, se tiver alguma dúvida ou problema com suas compras, o Procon Vitória está aqui para te ajudar.