Saia do cheque especial de forma simples!

Em meio a várias compras e contas para pagar, não é difícil entrarmos no cheque especial, certo? Por se tratar de uma espécie de empréstimo já pré aprovado, o cheque especial atrai muitos brasileiros. Porém, na maioria das vezes, é um erro optar em utilizá-lo! Venha entender o porquê e conferir uma maneira simples de sair do cheque especial:

Entrei no cheque especial, e agora?

Na maioria das vezes, nem percebemos que entramos no cheque especial. E graças aos juros, é importante estar ciente quando isso acontece.

Herica Correa Souza, gerente do Procon Vitória, alerta quanto a isso. “Os bancos devem informar imediatamente ao consumidor sobre a contratação do cheque especial”. Além de disponibilizar orientações sobre o uso correto dele. Porém, não é uma prática realizada pelas agências.

Estando ciente que entrou no cheque especial, sua prioridade deve ser quitar essa dívida o quanto antes. Caso o uso dessa modalidade tenha sido pontual e em uma quantia pequena, tente quitá-la imediatamente.

Alguns bancos disponibilizam um prazo para que o pagamento seja realizado sem a cobrança de juros, o indicado é que você consulte o seu banco para se informar sobre esse prazo.  

Já para valores maiores, o indicado é que você entre em contato com seu banco e procure substituir sua dívida grandes por valores menores, que caibam no seu bolso e que você consiga quitá-los sem se preocupar em entrar no vermelho ou com os juros acumulados. Ao fazer isso, você irá dividir o valor total em parcelas fixas mensais, o que irá facilitar seu controle financeiro.

Porém, é preciso se organizar e avaliar bem suas contas obrigatórias do mês para saber o quanto você poderá separar para quitar essa dívida. Nessa ocasião, Herica orienta que todo dinheiro extra que conseguir, como 13º  salário, FGTS ou alguma renda extra, seja utilizado para pagar essa dívida em questão, para evitar o efeito bola de neve e se livrar logo dela. Você pode fazer isso, entrando em contato com o seu banco e solicitando um boleto do saldo devedor total.

Para que serve o cheque especial

A gerente do Procon Vitória informa sobre a importância da conscientização dos consumidores sobre a utilização do cheque especial. Essa modalidade foi criada para ser usada em momentos emergenciais e de forma temporária, como já mostramos acima, o ideal é quitar a dívida em até 10 dias para se evitar juros.

Porém, a melhor maneira de evitar qualquer transtorno quanto a esse assunto, é se organizar financeiramente para não precisar utilizar essa modalidade. Confira aqui algumas orientações do Procon Vitória para te ajudar a não cair mais no cheque especial e lembre-se qualquer dúvida, estamos à disposição.